Escola para Educadores

Por uma educação que acolha a essência das nossas crianças

O que é a essência de uma criança?

 

A essência de uma criança é como se fosse um diamante único, raro e inigualável que está dentro do ser, no centro de cada um e somente cada um pode de verdade acessar a ela.

 Quando a criança consegue expressar a sua própria essência ela está em equilíbrio, realizando quem ela está destinada a ser na vida.

 

 Acontece que para expressar a essência é necessário passar pela personalidade, pois ela atua como meio de comunicação entre a essência e o mundo. A personalidade é educada e construída pela influência e vivências da vida, enquanto a essência é o que é.

Por isso é tão importante aprendermos a educar as crianças reconhecendo sua essência, assim saberemos educar a personalidade de modo que seja um bom veículo para a expressão e a realização dela.

O que significa ser um educador?

 

O educador é aquele que se dispõe a acompanhar o desenvolvimento da criança até ela ganhar autonomia e tomar conta de si mesma.

Ser um educador é um ato de amor e serviço para os recém chegados, não é uma tarefa simples, pois as crianças aprendem com exemplo, a partir do momento que nos dispomos a educar alguém estamos de forma indireta nos comprometendo a nos tornar aquilo que queremos ensinar ao outro.

 

Além de sermos uma referência para as crianças, também temos a missão de ajudar elas a se realizarem individualmente e para isso precisamos reconhecer a essência de cada uma delas e então entender qual educação é apropriada para cada criança.

Um coletivo harmonioso é o fruto de indivíduos satisfeitos.

O que é a Escola para Educadores?

Para educar e acompanhar uma criança no caminho da sua realização na vida é necessário atuarmos com consciência em pelo menos 4 campos importantes: essência, emoção, personalidade e ambiente.

Hoje em dia há pouquíssimos exemplos de como desenvolver esta tarefa tão complexa e delicada que é ser um educador que trabalha para o fortalecimento da essência das crianças.

Por isso, criamos a Escola para educadores, um guia completo para todos que querem aprender a educar as crianças a partir da sua própria essência, com o objetivo de apoiar um desenvolvimento harmonioso e de realização para a criança.

A Escola para educadores é também um suporte, uma rede de apoio para quem se dispõe a oferecer uma educação para as crianças que faça sentido e para nos sentirmos realizados como educadores.

 

 

 

O que vou aprender?

 

– Compreender as diferentes etapas de desenvolvimento de uma criança;

– Como dissolver os conflitos;

– Como colocar limites e criar regras;

– Como ser uma autoridade sem ser autoritário;

– A diferença entre castigo e consequência;

– Como criar ambientes preparados para cada fase;

– Como acontece a aprendizagem livre;

– Quando devemos guiar a criança ou deixar em liberdade;

– O que acontece na adolescência e como lidar; 

– Como criar uma escola, trabalhar com as famílias e com equipes.

 

Temos um presente para quem se inscrever na segunda-feira!

Inscrevendo-se no dia 7 nesta nova turma da ”Escola para Educadores” você receberá de presente o curso ”Adolescência: uma janela de oportunidades”.

Um curso da Ivana Jauregui e Ana Thómaz sobre como lidar com os desafios da adolescência, com 8 horas de conteúdo gravado.

 
12x de R$97,14*
Ou à vista R$997

 

 Garantia de 7 dias

Acesse o curso, conheça mais dos conteúdos e caso não queira permanecer na turma, você possui 7 dias após a compra para fazer o cancelamento e solicitar o reembolso integral do seu investimento.

Depoimentos

Reproduzir vídeo

Perguntas Frequentes

Este curso foi criado com muito carinho para todos aqueles que percebem que uma mudança na forma como estamos educando às crianças é necessária.

Para aqueles que desejam ser agentes de transformação na educação dentro da sala de aula, em casa com seus filhos e principalmente dentro de si mesmo.

 

Sim! Uma das grandes facilidades do nosso trabalho é ser 100% online. Você pode participar de qualquer lugar do mundo!

Você vai aprender a olhar para às crianças de uma nova perspectiva, que irá te ajudar a entender melhor o que cada criança de fato precisa, nas diferentes situações e etapas de desenvolvimento.

 

Vai aprender técnicas para lidar com as situações desafiadoras da infância como limites, regras, autoridade, como lidar com birras, resolução de conflitos, etc.

 

Aprenderá a preparar o ambiente para proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças e uma maior harmonia na convivência do coletivo.

 

Entenderá o que acontece em cada etapa do desenvolvimento das crianças e como lidar de uma forma que contribua positivamente para o futuro delas.

 

Compreenderá como se posicionar no papel de adulto guia, com firmeza e tranquilidade, para criar uma relação harmoniosa entre você e as crianças com mais leveza, simplicidade e alegria dentro da sala de aula ou em casa.

 

Assim, você irá se fortalecer e se empoderar do educador que você já tem dentro de si, para poder partilhar tua potência com as crianças.

 

O curso é 100% online!

 

São mais de 7 horas de conteúdo dividido em 61 vídeoaulas com duração de 5 a 20 minutos de cada uma. 

Acesso ao curso: logo após a confirmação de inscrição você receberá um email com o link de acesso à plataforma. Basta colocar seu email e senha cadastrados e começar a assistir às aulas no seu próprio tempo.

MÓDULO 1: Acordando o educador interno

  O mais importante é aprendermos a nos educar primeiro. As crianças não aprendem com o que dizemos a elas e sim com quem realmente somos.

Nós somos o exemplo que elas vão seguir como uma referência para o seu futuro, por isso é tão importante que entremos em um trabalho constante e profundo de transformação e amadurecimento interno.

  

MÓDULO 2: Identificando o sistema de educação atual

  Existem muitas crenças, programas, formas de pensamento e imagens mentais que vamos criando baseado na educação que recebemos quando crianças. Muitas vezes não estamos conscientes dessas condicionantes e acabamos, sem perceber, repetindo padrões antigos com as nossas crianças.

 Por isso é tão importante reconhecermos nosso sistema de educação. Para podermos educar através de nossas escolhas conscientes e sermos livres para mudar, transformar e criar um sistema atualizado que realmente atenda às necessidades das crianças de hoje em dia.

 

 

 

MÓDULO 3: Etapas do desenvolvimento

 Existem 5 etapas no desenvolvimento de uma criança. Termos conhecimento delas e das suas características nos ajuda a compreender melhor como atuar e o que oferecer para cada criança dependendo da etapa que estiver atravessando. Quanto mais conhecermos e entendermos sobre elas, mais estaremos preparados e capacitados para atuar com sabedoria, gerando resultados positivos para todos.

 

MÓDULO 4: Processo de aprendizagem

 Normalmente conhecemos um modelo de processo de aprendizagem que é apresentado pela escola, onde as crianças recebem um direcionamento externo a elas.

 Aqui vou partilhar com vocês como acontece o processo de aprendizagem quando a direção vem de dentro da criança. Nele o sistema é criado para apoiar e ajudar o fortalecimento do caminho único e interno de cada criança de forma individual.

                  

MÓDULO 5: As bases da Educação Viva e Consciente

  A Educação Viva e Consciente não é um modelo pedagógico, mas ela mantém algumas bases para o comportamento das crianças e adultos que faz possível a criação de um ambiente de respeito, acolhimento, liberdade, ordem, responsabilidade e harmonia.

 

MÓDULO 6: Práticas na relação

 Existem algumas pequenas práticas na forma como nos relacionamos com as crianças que fazem muita diferença na hora de criarmos uma relação respeitosa, leve e simples e um dia-a-dia mais harmonioso, sem acúmulos de estresse e situações mal resolvidas.

 

 

 

MÓDULO 7: Educação Viva e Consciente na prática

  Como funciona a Educação Viva e Consciente na prática? Como é um dia dentro de uma escola de EVC (Educação viva e consciente)? Vou partilhar e vocês não vão acreditar! É bem diferente da forma que conhecemos e estamos habituados.       

  

MÓDULO 8: Educação Viva e Consciente no sistema formal

  É possível trazer a EVC para dentro do sistema de educação formal, pois quem cria o campo de relação com as crianças é o educador que as acompanha todos os dias.

Assim, basta o educador se abrir, se empoderar e criar o novo! A transformação é possível e está nas nossas mãos!

 O curso fica disponível para você por um ano!

Você vai poder assistir às aulas quando e quantas vezes quiser.

Não é necessário ser educador para participar do curso. Basta você sentir no seu interior uma vontade de se transformar e criar um mundo melhor para as crianças.

Após concluir as aulas do curso, você receberá o acesso ao Grupo de Estudos exclusivo para alunos da Escola de Educação Viva e Consciente!

 

O grupo tem o intuito de seguir estudando e compartilhando conhecimentos e assim  fortalecer ainda mais a caminhada de todos como educadores/pais/mães conscientes!

Após o término das aulas você poderá solicitar o seu certificado para nossa equipe! 

Trabalhamos com várias formas de pagamento, como: cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferência e pix.

 

Para quem deseja parcelar, é possível realizar o parcelamento em até 12x no cartão.

Quem sou eu?

Me chamo Ivana Jauregui, sou mãe de três filhos: Luan, 20 anos, Tiana, 16 anos, e Narayamma, 10 anos.
Trabalho com crianças desde os 9 anos de idade. Comecei ajudando na escola da minha mãe e fui desenvolvendo na minha prática uma forma mais respeitosa de acompanhar o desenvolvimento das crianças.
Sou fundadora de um movimento chamado “Educação Viva e Consciente”, que hoje tem uma rede com mais de 20 escolas espalhadas pela América Latina.
Criei a Escola de Educação Viva e Consciente para Mães e Pais, e para Educadores.
Sou fundadora de várias escolas livres e acompanho há mais de 15 anos centenas de famílias que procuram uma transformação na educação dos seus filhos. Mães e pais que estão dispostos a mergulhar em uma educação mais respeitosa e saudável.
Sou defensora da infância e dedico minha vida a apoiar às crianças a serem elas mesmas e brilharem na sua própria potência! Sou testemunha da verdadeira transformação.

O que dizem nossos alunos:

Mariana Carvalho

Advogada e pedagoga. Diretora e co-fundadora do Projeto Pólen, Espaço Cria e Projeto Pomar.

Conhecer a Ivana e ver a Educação Viva e Consciente na prática me trouxe a coragem de ser quem eu sou e investir em caminhos que nutrem a minha potência. Cada um de nós tem uma essência e viemos aqui para manifestá-la, porém a educação tradicional, com sua estrutura que nos afasta do desejo de aprender, também nos desconecta dos nossos sonhos e potencialidades.

A Educação é Viva pois ativa o que dá sentido à vida, o que nos conecta, o que nos traz vitalidade. E isso não é sempre igual, nem para os adultos, nem para as crianças, por isso não há receita de bolo: é preciso estar atento para observar, sentir e agir.
E a Educação é Consciente, pois nos faz perceber nossas crenças, travas, padrões, medos e necessidades por traz das nossas atitudes. Somente quando temos consciência de porquê agimos de certa forma é que iniciaremos o processo de mudança desta atitude – e assim, seremos melhores exemplos para as crianças.
Não se engane, não há perfeição e o objetivo não é sermos adultos perfeitos para educarmos crianças perfeitas.
É um processo de ensino-aprendizagem que segue pulsante por toda uma vida, pois com a lente da Educação Viva e Consciente, cada instante é uma oportunidade de aprender e a vida se torna uma escola de verdade.

A Educação Viva e Consciente relacionar me ensina a me relacionar com o outro e comigo mesma através do respeito, da responsabilidade, da liberdade, da presença, do afeto e da união.

 

 

Ana Paula Zatta

Pedagoga, neuropedagoga, mentora de educadores e escolas.

Trabalho com Educação desde os meus 17 anos e a escola sempre me trouxe reflexões, me questionava se o que eu estava fazendo era corrente com o que eu sentia e desejava. Durante minha caminhada profissional comecei trabalhar com educação infantil e ensino superior ao mesmo tempo e foi ali que me percebi podando, tirando da infância sua potência através de tanto direcionamento, cobrando competências e formando para uma média, ao mesmo tempo que via chegarem na vida adulta e cobrava que fossem criativos e inovadores em seus projetos.

Neste mesmo período a Educação Viva e Consciente apareceu para mim através da Ivana e ali um mundo de possibilidades se abriu, pude me ver no papel de alguém que acompanha e guarda a infância.

Tenho o privilégio de trabalhar pertinho da Ivana e sigo observando, mudando e reinventado minha forma de me relacionar comigo e com o outro, sejam crianças ou adultos.

 

Camilla Yamin

Mãe e fundadora da Casa de Yiayia.

 

Como educadora, eu estava perdida em meio a metodologias, desconectada de mim e da individualidade das crianças e desanimada com a educação que eu via e reproduzia.

O encontro com a Ivana foi um vendaval de energia que me conectou com a essência do que é ser um educador.

Hoje meu olhar para as crianças é muito mais limpo, minha conexão com elas é profunda e me libertei das metodologias como formas que moldam minhas ações.

Hoje me sinto livre para me inspirar e criar, podendo oferecer para cada criança o apoio que ela precisa em seu processo de aprendizagem.

André Garcez

Pai, psicólogo, fundador do Quintal das Crianças.

Fui demitido e pedi demissão das escolas tradicionais. Eu incomodava e elas me incomodavam. Já sabia o que não queria, mas não o que queria. Visitei a Escola da Ponte, Projeto Âncora, Casa Redonda, entre outras. Finalmente descobri a educação que sempre sonhei e nunca imaginei que pudesse existir!

Ela estava dentro de mim e Ivana me ajudou a des-cobrir.

 

Marina de Figueiredo Ferreira

Mãe, educadora e co-fundadora do Coletivo Arati.

A educação viva trouxe para mim uma possibilidade de lidar com as crianças de um lugar de muito amor, neutralidade e respeito, mas com limites claros e verdadeiros.

 

Lívia Diniz

Mãe e advogada.

A Educação Viva me presenteou com lentes, me ampliou por dentro, e nesse percurso fui me tornando mais consciente.

Foi um encontro essencial para ativar uma investigação profunda da minha maternidade e minha grande inspiração como educadora.
Quando mais caminho mais percebo que segue necessário caminhar.
Educar é isso, seguir em movimento, observando, agindo, percebendo o que emerge e como podemos apoiar para que possamos nos desenvolver.
Aprendi a ser educadora de mim mesma.

 

Rodrigo Lisboa Nogueira

Educador, designer de aprendizagem, mentor de escolas.

Depois de alguns anos experimentando utilizar materiais tecnológicos em projetos educacionais com crianças e adolescentes encontrei na educação viva e consciente uma abordagem que usa toda a matéria da vida como ferramenta de aprendizagem, isso expandiu minha visão de educação, além de perceber as infinitas possibilidades de caminhos para se aprender, a educação viva e consciente me apresentou uma postura de educador que acolhe os interesses e necessidades de cada indivíduo de forma construtiva e significativa para a educação dele.

 

Helena Maria

Pedagoga e fundadora do Projeto Pólen.

Meu encontro com a Educação Viva e Consciente veio junto com o olhar assertivo e a fala amorosa de Ivana. O ano era 2014 e estava em uma grande mudança de vida após uma crise profissional que preenchia meu cotidiano de tempos sem sentido. Recebi um vídeo de uma escola na Bahia e o coração reconheceu naquele caminho um cheiro de casa, de lar. Fui lá pisar naquele chão e tive a certeza que não teria mais volta.

De lá pra cá a semente virou árvore. Foram 7 anos de semeio em escolas e comunidades de aprendizagem inspiradas na abordagem da Educação Viva e Consciente. Muitas partilhas e encontros com uma rede de educadores que ajudam a fortalecer essa longa jornada de a cada instante fazer da vida uma grande escola..

 

Peta

Educador e fundador da casa Currupião.

Carrego comigo o ofício de BRINCANTE, indo a escolas, eventos, colônias de férias, praças, lugares onde há pessoas que desejam brincar.

O que corre à minha curiosidade é como o brincar espontâneo e a cultura popular contribuem para o desenvolvimento do ser humano.

Então é se reunir e Brincar. Descobrir, Inventar e se Divertir!

Encontrar Ivana e a educação viva foi um encontro comigo mesmo. De descobrir o meu lugar seguro de brincar. Aquilo que sou e que me representa. Pude visitar a escola Inkiri e atuei como educador no quintal das crianças (SSA-BA) a qual vi nascer no quintal de casa, mas que só ancorei alguns anos depois.

Descobri cavando para dentro que o brincar e a brincadeira não habitam o lugar do reconhecimento, mas da presença e inteireza. Quando dirigimos, “atarefamos” o fazer. Quanto estamos presentes desfrutamos do vínculo, da profundidade e apenas aquilo importa. Esse é o lugar do brincar junto. É construir ou desconstruir.

A Evc sem dúvida é um caminho transformador e poderoso quando abrimos as lentes para ver o invisível.

Saudações Brincantes,

Peta!

 

Cecy Maria Borba Marback

Escritora e educadora.

Escutar a Ivana falar é, por si só, um aprendizado. E escutá-la dizer sobre o papel do educador é especialmente tocante. Ela traz com muita clareza o nosso papel enquanto educadores e de que forma os desafios podem ser um ponto de partida para um processo de autoconhecimento e de contato verdadeiro com a criança.

Eu poderia fazer o curso mil vezes e tenho certeza de que em cada uma delas algo diferente brotaria aqui dentro.

Sou eternamente grata por essa experiência!

 

Aline Oliveira de Sousa

Educadora

 

A educação viva e consciente me trouxe um reencontro com uma educadora que eu sentia ser, mas não era ainda.

Mergulhei dentro de mim e percebi que a educação nesse modelo totalmente tradicional havia me levado até ali, mas não fazia mais sentido pra mim. Transformou todo o meu sistema familiar, como é de se esperar quando vivenciamos e experienciamos a educação viva e consciente.

Uma frase que a Ivana me disse uma vez que é ”A educação é um processo de cura” me marcou muito e me me fez compreender muito das minhas angústias como educadora. Viver a EVC (Educação viva e consciente) é um processo que não tem volta, é um processo de retorno à valores ancestrais numa dinâmica de impulso ao novo.

 

Nina Cotrim Coutinho

Educadora

 

A EVC (Educação viva e consciente) me virou de cabeça pra baixo, me fez olhar para tudo, principalmente pra mim, de uma forma mais atenta, consciente, carinhosa e respeitosa.

Me ajuda a perceber padrões que carrego comigo, o quanto somos nós os responsáveis pelo que acontece na nossa vida, o quanto cresci me distanciando do meu eu para atender demandas externas, aprendi que eu tenho o meu tempo e minha forma de fazer as coisas, e muitas coisitas mais, assim comecei uma busca por mim.

Todo esse meu processo fez com que eu olhasse para às crianças da mesma maneira que passei a olhar pra mim, mais atenta, consciente, carinhosa e respeitosa, e tudo que comecei a desejar para mim comecei a desejar para elas também! Hoje faço o que posso para cada vez mais deixar meu julgamento, comparação e qualificação de lado para deixa-las serem em paz e descolar o menos possível de seus jeitinhos de ser.

 

Celeste Deza

Artista plástica e educadora.

O curso com a Ivana foi uma experiência transformada, a simplicidade com a qual ela aborda temas tão complexos me trouxe viradas de chave internas me mostrando caminhos reais e possíveis, com ferramentas simples e claras. Sento que poderia passar mas de uma vez por essa experiência e ter a cada momento novos aprendizados. Um processo de autoconhecimento profundo, mas com muita leveza e simplicidade.

 

Karina de Gaia

Mestre em linguística e co-fundadora do Coletivo Arati.

Acessar a Educação Viva e Consciente me abriu uma porta para conseguir ir além na minha atuação enquanto professora. Depois de 15 anos de profissão, parecia que eu estava num beco sem saída, desestimulada, sem conseguir fazer o que realmente importava dentro dessa relação professor-aluno. Atuar na Educação Viva e Consciente é como fazer compostagem: tudo é aproveitado, nada é desperdiçado, tudo volta à Vida. E, nisso, a alma da professora que sempre fui, volta a brilhar na confiança de estar sendo uma minipeça num maximecanismo de transformação social. O Curso Online, além de proporcionar muita autonomia com as aulas (muito dinâmicas e didáticas) gravadas, também nos dá a oportunidade de olharmos para as situações que estamos vivendo no presente com uma força de transformação muito amorosa. Estar inserida no Grupo de Estudos quinzenais também ajuda muito a reciclarmos nosso olhar visando uma atuação profissional mais alinhada com a nossa essência. É um caminho sem volta! Recomendo e muito!

Ana Lúcia Leite

 Especialista em educação infantil.

É uma prática e não uma teoria!
É uma pratica que toma a vida, e faz enxergar até aquilo que é desafiador de mudar na forma de me relacionar com os filhos, mesmo sendo adultos.
É uma forma de olhar, é exercitar olhar e ver as crianças de fora e as crianças de dentro, se espelhando.
Ensinou a respeitar o outro e seu espaço e desejo.
Desvelou a razão de ser educadora: a renovação, a revolução do ser.
A Edu Viva me mostrou que educação é caminho de ser humano.
A gente se conecta com a Educação Viva quando o princípio ativo já existe em nós!
Não dá pra se forçar a ver.
É como ver saci no olho do redemoinho em dia de preguiça, tem que olhar sem pretensão de coisa alguma!

 

Thais Oliveira

Mãe pedagoga e professora.

 

Encontrei a Educação Viva e Consciente nos caminhos em que buscava uma Educação com mais sentido, e que as crianças bem pequenas pudessem brincar na natureza. Fui apresentada à Ivana e ao universo que se abre depois de suas conversas e ainda resisti um pouco. Eu e Larissa, nossas crianças e nossas famílias começávamos a Aldeia Viva. Queria ver o que estava escrito, o que se podia “provar”… Filha de um sistema que acaba fazendo isso com a gente… Aos pouco fui vendo crescer ali, diante dos meus olhos um espaço-tempo de profundo respeito à infância e ao tempo de ser criança sem que um adulto diga como fazer. Um tempo de descoberta, pesquisa, investigação da vida. Hoje, continuo atuando na Educação pública municipal, fazendo parte desse “sistema”, mas, uma vez transformada pela Educação Viva, sigo na escuta, na observação, no diálogo, na minha própria transformação, nas oportunidades trazidas pelos conflitos… Não sou mais a mesma, definitivamente! Sou grata à Ivana, à Lari que nos apresentou, a mim mesma que em dado momento me abri e hoje a Educação Viva faz parte de mim, a essa rede potente que está sempre aqui. Mesmo que não me considere uma educadora viva “raiz” (ainda não descobri como isso pode ser feito nos contextos em que atuo), sigo experimentando; mesmo que ainda não tenha criado essa realidade, sinto quanto cresci e aprendi com as pessoas nesta estrada.

 

plugins premium WordPress