O que é a Educação Viva e Consciente?

 

O que é a educação viva e consciente?

 

Escrever sobre Educação Viva e Consciente é um desafio, pois apesar de saber que toda forma é necessária para se iniciar algo, a ideia é não nos apegarmos a mesma, procurar apenas sentir o fluir das palavras e perceber silenciosamente o que cada uma gera em nossos corações.

Vivemos hoje uma grande dificuldade com o sentir, com nossas bases emocionais que muitas vezes não condizem com nossas capacidades cognitivas e mentais e muito menos ainda com como nos manifestamos no mundo. Estamos claramente separando o tempo todo uma coisa da outra.

Se observarmos atentamente as crianças, por outro lado, elas estão o tempo todo conectadas com esse sentir, pensar e fazer.

A educação viva e consciente é um novo conceito de pedagogia, quebrando os paradigmas da educação tradicional e apresentando um novo horizonte de possibilidades para educadores, mamães e papais do mundo.

Ela surgiu da vontade genuína de quebrar formas antigas e antiquadas, sendo uma educação verdadeiramente constituída para as necessidades das crianças.

A educação viva e consciente tem como intuito trabalhar não só com a criança em si, mas com a criança dentro de todo ser humano.

Acreditamos que nós adultos precisamos nos auto-educar e nos auto-responsabilizar por nossa própria personalidade, seria importante certa conscientização neste sentido antes de se tornarem referentes em qualquer sentido para as crianças.

A educação viva e consciente é um caminho de auto-conhecimento, que trás ferramentas úteis de observação sob si mesmo. Passado este primeiro processo (que na realidade esta em constante funcionamento junto com todo o resto) também trazemos ferramentas para atuação com crianças e propostas para espaços educativos.

Como todos já sabem a educação atual não esta mais nos levando para lugar nenhum a não ser para a eterna repetição.

É inevitável que para as aspirações de melhoria do mundo a educação seja um veiculo indispensável.

Vocês já pararam para se perguntar porque continuamos a falhar?

O que tenho visto é que estamos fadados a falha enquanto acharmos que as soluções estão no passado e não em ideias autenticas, visando novos tempos, as novas crianças e assim estamos sempre procurando a resposta fora, queremos trazer o que um dia já deu certo para os tempos atuais, mas a verdade é que esta tudo diferente de como já foi, é hora de redescobrimos o nosso potencial de criação e foi a partir dai que nasceu esta nova proposta.

Não queremos nos considerar únicos ou especiais, mas esta é a nossa proposta e acreditamos nela de coração. Acreditamos que existem muitos tipos de pessoas, crianças e vontades, o que não conseguimos aceitar ou entender é porque temos uma crença de que toda criança deve se adaptar a um tipo apenas de educação.

A ideia é podermos estar acessíveis a pais e mães que buscam alternativas e também para aqueles que não tem alternativas, que esta proposta possa ser viabilizada para toda criança e suas famílias independente da sua situação social.

A educação viva e consciente tem como fundamento devolver o poder de escolha para as crianças, estas escolhas são proporcionadas conforme a maturidade e autonomia de cada criança dentro do espaço. Sempre lembrando que quanto maior a liberdade maior a responsabilidade também!

É uma educação feita para as crianças, aonde criamos um espaço protegido para que elas possam se expressar livremente, ou seja, protegido de julgamento, qualificação, comparação e expectativa (trabalhamos constantemente para que esses padrões possam ser identificados e aprimorados em nos mesmos, conscientizando-nos de onde e porque vem, procurando sempre transmutar esta energia e agir de acordo com a necessidade real que esta sendo apresentada no concreto e não em ideia, teorias ou ideais).

A escola viva é um espaço cheio de apoio, presença, aceitação e amor, tendo como objetivo acompanhar e orientar a expressão deste ser e se preciso ajudar na relação e interação da criança e a família, a criança e o outro, a criança e a matéria, a criança e as regras e limites e assim vai…

E como saber o que cada criança necessita? Através da observação constante e silenciosa.

E como saber o que nos adultos necessitamos e o porque muitas vezes reagimos de forma limitada e padronizada? começando a se responsabilizar pelo o que vemos (como exemplo: estou vendo raiva em uma criança ou sou eu que estou com raiva?) e assim ir se despertando para cada movimento seu que é dado, estando o tempo todo se trabalhando internamente para educar a sua própria personalidade.

A educação viva e consciente é um caminho de cura para os adultos e um caminho de realização para a criança.

 

plugins premium WordPress